Saiba mais sobre a especialização em Perícia Contábil

Postado em 24/05/2019

Perícia é a aplicação do conhecimento humano com a finalidade de desvendar algo que não está evidente, mostrar o que não está claro para quem está analisando, julgando aquilo que está em discussão entre duas ou mais partes (COSTA, 2017, p. 1).

A perícia contábil é uma área da Contabilidade em que o profissional registrado no Conselho Regional de Contabilidade (CRC) é indicado, por um juiz, para fazer o laudo pericial de um determinado processo. O juiz, por ser leigo no assunto, necessita da análise crítica e minuciosa de um profissional da área, e, em razão disso, ocorre a indicação do contador, que deverá apresentar o laudo (composto por pesquisas e provas) para contribuir no julgamento e na determinação da sentença.

A perícia contábil é “o conjunto de procedimentos técnicos que têm por objetivo a emissão de laudo ou parecer sobre questões contábeis, mediante exame, vistoria, indagação, investigação, arbitramento, avaliação ou certificado” (PERÍCIA CONTABIL, 2017).

A perícia contábil é dividida em três tipos: Judicial, solicitada pelo Poder Judiciário nas esferas Judicial, Criminal, Justiça do Trabalho, Cível Estadual, Justiça Federal, Justiça da Família, Varas de Falências e Recuperação Judicial, Fazenda Pública e Execuções Fiscais; Extrajudicial, solicitada pelas pessoas jurídicas ou físicas para uma análise não judicial da empresa; e Arbitral, que busca solucionar os desacordos entre as partes fora do âmbito da justiça, para agilizar acordos entre elas.

A pesquisa que sustenta o laudo pericial é fundamentada por meio de consultas bibliográficas e das Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC), que contêm os regimentos, os direitos e os deveres do Perito Contábil. Finalizado o laudo dentro do prazo determinado pelo juiz, o perito contábil deverá entregá-lo juntamente com o processo, no fórum onde foi retirado.

O curso de pós-graduação a distância MBA em Perícia Contábil, da Pós Universidade Brasil, tem abertura de turmas mensalmente. Se você tem interesse na área, inscreva-se e faça parte do nosso grupo de alunos! Para mais informações, entre em contato com nossa equipe de atendimento.

Fonte: contabeis.com.br