Por que apostar em uma especialização voltada à inteligência de mercado?

Postado em 02/04/2019

A tecnologia da informação (TI) é um segmento muito estratégico para as corporações. Além disso, é um campo que vem crescendo bastante e que apresenta, cada vez mais, oportunidades promissoras para profissionais administradores. A crescente competitividade entre as empresas e as mudanças constantes nos cenários econômico e organizacional exigem que o profissional da área se mantenha atualizado e seja capaz de antecipar problemas e oportunidades. O interessado em atuar nesse contexto deve ter conhecimento das ferramentas tecnológicas que facilitam a gestão de processos, estratégias, produtos e serviços.

Saber analisar dados em tempo real e com bastante precisão é um fator de destaque profissional e que pode gerar uma grande vantagem competitiva para a instituição. O Business Intelligence (BI) é uma categoria ampla no contexto da TI empresarial e tem a função de extrair, organizar, armazenar e analisar dados, a fim de facilitar a gestão e favorecer a tomada de decisões. Já o Big Data refere-se ao agrupamento e à descrição de uma grande quantidade de dados disponíveis online, na nuvem, estruturados ou não. As informações que são disponibilizadas contribuem para a composição de insights relacionados ao segmento da empresa.

Com tanta informação disponível, a mineração de dados (Data Mining) tem a função de “peneirar” todas as informações em busca de padrões anteriormente não reconhecidos. Com esses resultados, é possível encontrar respostas para as perguntas que ainda não haviam sido feitas e, assim, antecipar pesquisas, produtos e oportunidades de negócio.

Ao se especializar nas áreas que envolvem tecnologia da informação e inteligência de mercado, o aluno estará mais apto a utilizar de maneira mais eficiente as informações disponíveis sobre os clientes e as tendências do mercado, gerando resultados mais expressivos.

Gostou do conteúdo? Conheça os cursos de pós-graduação a distância em Tecnologia da Informação da Pós Universidade Brasil e faça parte do nosso time de alunos.

Fonte: cetax.com.br