Periodização de treinamento para corredores de rua não atletas

Postado em 13/05/2019



Periodização é o planejamento geral e detalhado do tempo disponível para o treinamento, de acordo com os objetivos estabelecidos pelo praticante, respeitando, também, os princípios científicos do treinamento desportivo.
 

Para os corredores de rua que não são atletas, apesar de também ser uma abordagem importante, em razão de ainda ser vista como “diferente” no meio, não há modelos de treinamento na literatura, complicando a estruturação do profissional de educação física ao montar a periodização e seu planejamento de treino.
 

É preciso entender que o interessado pela prática da corrida que não é atleta, normalmente concilia os treinos com a sua rotina de trabalho e/ou de estudos, treinando somente pelo tempo de 1 hora a 1 hora e 30 minutos, 3 ou 4 dias na semana. Com isso, não apresenta a mesma adaptação de um atleta, visto que este tem sua rotina focada exclusivamente no treinamento de corrida, realizando-o por 3 a 4 horas por dia, aliado a uma alimentação adequada e a um acompanhamento mais intenso.
 

Diferentemente do atleta, o corredor não atleta visa principalmente à melhora do seu recorde pessoal, por meio do crescimento consistente do seu índice de performance. Todavia, para esse tipo de corredor, é complicado manter esse índice consistente mês a mês, sempre no mesmo padrão. Por isso, o desafio do profissional de educação física não é somente alterar e manipular as cargas de treino, mas entender todas as particularidades do não atleta para desenvolver um modelo de treinamento totalmente adaptado às suas necessidades específicas.
 

No entanto, como esse “cliente” é muito mais imediatista, uma boa estratégia é trabalhar com microciclos de meeting, que são macros de três meses; com propostas adaptadas, como o treinamento polarizado, atualmente bastante discutido; ou até com métodos mais antigos, como o pêndulo. Trazer essas metodologias mais tradicionais para a proposta atual.
 

Caso você queira obter mais informações sobre o assunto, confira aqui o vídeo do idealizador da Metodologia VO2PRO, Prof. Dr. Alexandre Machado.

A Pós Universidade Brasil oferece diversas especializações na área da Educação Física, todas com abertura de turmas mensalmente. Se você objetiva se destacar profissionalmente, não perca a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos. Corra e inscreva-se!
 

Fonte: gustavotreina.blogspot.com; sandrolenzi.com.br