Os benefícios da atividade física para a terceira idade

Postado em 10/06/2019



A atividade física é bastante benéfica na terceira idade, pois contribui para o aumento da longevidade dos indivíduos com mais de 60 anos de idade. A prática é muito importante e traz melhorias no bem-estar e na capacidade física, além de aumentar o convívio social. Os exercícios devem ser iniciados após a avaliação de um especialista médico e da realização de exames de rotina. Vale ressaltar que os exercícios devem ser orientados por um profissional de educação física.

Além dos benefícios já citados, a realização de atividades físicas também ajuda a retardar o processo de envelhecimento, com destaque para as seguintes melhorias:
 

  • Aumento da massa muscular e óssea.
  • Aumento do metabolismo.
  • Redução da gordura corporal.
  • Bem-estar físico e psicológico (com redução dos casos de depressão e de ansiedade).
  • Estímulo dos aspectos cognitivos (atenção, memória e percepção).
  • Redução dos riscos de doenças como diabetes e problemas cardiovasculares (infarto e acidente vascular cerebral).


A prática regular de atividades físicas na terceira idade proporciona ótimas transformações na rotina do idoso e ajuda a amenizar as mudanças que acompanham o processo de envelhecimento. Também são apontados como resultados da atividade física regular: melhora na coordenação motora, maior equilíbrio, velocidade nos reflexos, maior autoestima e bem-estar natural que esportes e atividades proporcionam.

Se você é um profissional da área da Saúde, conheça o curso de pós-graduação em
Estratégia em Saúde da Família, da Pós Universidade Brasil, e aprofunde seus conhecimentos sobre essa temática tão importante num contexto de envelhecimento rápido da população. Inscreva-se e faça parte do nosso grupo de alunos!

Fonte:
globoesporte.globo.com; eurofral.com.br