Importância da postura na qualidade de vida

Postado em 30/05/2019



Rotina agitada, correria e estresse no trabalho são fatores indesejados que fazem parte do dia a dia de todos. Esse conjunto de fatores, além de contribuir para o mau humor e a fadiga, nos leva a descuidar de algo muito importante para a nossa saúde, que muitas vezes passa despercebido: a postura.

A professora e especialista em atividade física, Roberta Toledo, explica que, para avaliar a qualidade da postura de uma pessoa, é necessário enxergar além de suas características corporais, considerando também uma série de elementos pessoais, que envolvem rotina de trabalho, hábitos de sono e características emocionais. Pessoas introspectivas, por exemplo, tendem a ter uma postura corporal mais fechada, retraída, o que necessita de uma abertura para buscar um equilíbrio.

O profissional de saúde e educação física atua na intervenção e correção da postura, com base nessa avaliação primária e na avaliação da postura estática. A correção pode ser trabalhada por meio de exercícios como pilates e musculação, dependendo da necessidade de cada indivíduo.

A boa postura evita que os músculos se contraiam e atrofiem, o que previne o surgimento de dores musculares e problemas de coluna. Também reduz os efeitos de problemas crônicos, como escoliose e hérnia de disco. Além dos benefícios físicos, a postura correta auxilia na autoestima e na autoconfiança corporal.

A Pós Universidade Brasil oferece diversos cursos de especialização para você, graduando ou profissional de Educação Física. Se você almeja destacar-se profissionalmente, inscreva-se e aprofunde seus conhecimentos!

Fonte: tuasaude.com