FAQ (Perguntas Frequentes)

As Instituições credenciadas pelo Ministério da Educação tem autonomia para oferecer cursos de especialização em nível de pós-graduação lato sensu nas áreas em que possuem competência instalada. Portanto, os cursos de especialização independem de autorização prévia,de reconhecimento e renovação de reconhecimento, porém, deve atender rigorosamente a todas as exigências da Resolução nº 1 de 06 de Abril de 2018.

A Universidade Brasil é reconhecida como Universidade pela Portaria Ministerial 374, de 14/06/89 , credenciada pela portaria nº 1.621, de 18/11/2011, e  foi recredenciada pela Pela Portaria Ministerial nº 523, de 10/05/2012, com aditamento ao Ato de Recredenciamento pela portaria nº 628 de 14/10/2016, consolidando o nome Universidade Camilo Castelo Branco para Universidade Brasil.


 

 

O aluno terá acesso à apostila da aula em formato PDF, disponível para impressão, além de contar com material de estudo complementar diverso como textos acadêmicos, artigos, entrevistas, reportagens atuais,etc. disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem.
 

O aluno poderá enviar um currículo para análise junto à coordenação pedagógica do curso.

O cronograma de aulas é disponibilizado aos alunos após início do curso. O mesmo estará disponível através da Área do Aluno.
 

O aluno receberá um certificado de conclusão do curso de especialização lato sensu.

 Não há uma nota específica para cada curso. No entanto, é importante ressaltar que os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu estão sujeitos a avaliação do MEC, na ocasião de recredenciamento da IES.
 

Infelizmente não, os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu são abertos a candidatos diplomados em cursos de graduação ou demais cursos superiores e que atendam às exigências das instituições de ensino.
 

 Não, o que habilita o profissional a lecionar é a  licenciatura. A finalidade dos cursos de pós-graduação é especializar os alunos no curso desejado.
 

 O prazo para emissão do certificado de conclusão é de 90 à 120 dias após a conclusão e aprovação de todas as disciplinas do curso.

Os cursos de especializações possuem a carga horária mínima de 360 horas, porém, de acordo com a complexidade do projeto, o curso poderá apresentar uma carga horária superior a 360 horas.
 

 Infelizmente não, o aluno deverá seguir o curso de acordo com o cronograma de aulas da turma.
 

Recomendamos o acesso mínimo de 10 horas semanais, porém, o aluno poderá criar seu próprio ritmo de estudo respeitando sempre os prazos estabelecidos.

 O certificado será enviado por correio para o endereço constante no cadastro do aluno.

Não, a Capes lida, exclusivamente com pós-graduação stricto sensu ( mestrado e doutorado). Todas as informações sobre a especialização são de competência da Secretaria da Educação Superior- SESU.
 

Infelizmente não, a documentação deverá ser encaminhada por meio do e-mail atendimento@posuniversidadebrasil.com.br.
 

a) O curso de Pós-graduação Lato Sensu a distância (EAD) é dividido em atividades como Textos, Chat, Testes e Avaliações Dissertativas que o aluno realiza por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem.

b) Todos os cursos a distância apresentam um encontro presencial ao final do curso , no qual, o aluno irá realizar a Avaliação Final Presencial .

c) Os cursos a distância, assim como os presenciais, têm provas e/ou avaliações, frequências, e notas mínimas por disciplina, exigindo do aluno tempo e dedicação.

d) Referente à Certificação dos cursos: desde 1996, a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) prevê a existência de cursos a distância para a educação básica e superior (ensino médio, técnico, graduação e pós-graduação) e determina que seus diplomas tenham o mesmo valor que dos presenciais.

Os boletos estarão disponíveis no ambiente virtual de aprendizagem ( área do aluno), na parte financeira, o aluno deverá providenciar a impressão dos boletos e realizar os pagamentos nas datas previstas.