Descubra como os gestores influenciam no clima organizacional

Postado em 21/05/2019



O bem-estar dos colaboradores de uma equipe é fundamental para um bom rendimento no trabalho. Apesar de muitos gestores ainda não aplicarem mudanças que transformem o dia a dia de seus funcionários, é preciso ressaltar que pessoas felizes trabalham mais e melhor. Portanto, é importante refletir o quanto sua atitude como gestor vem influenciado sua equipe e, consequentemente, o clima geral da organização.

O clima organizacional não se torna pesado apenas por conta de um funcionário que acordou de mau humor, mas – e principalmente – por uma série de fatores no próprio ambiente de trabalho. Muitos desses fatores são gerados, inconscientemente ou não, pelos supervisores ou coordenadores. Se você é um gestor e quer melhorar o desempenho do seu time, veja algumas formas de influenciar positivamente o clima organizacional:

1. Seja presente no dia a dia

Confiar na equipe e deixar que ela exerça suas atividades sem que você fique cobrando são ótimas ações, mas também é preciso estar presente e dar suporte em possíveis dúvidas ou situações de risco. Mantenha uma boa comunicação e se mostre disponível para ouvir a equipe. Sua presença é importante e, melhor ainda, quando não é intimista, mas “intima”.

2. Lidere pelo exemplo

Muitas vezes é preciso deixar de lado o modelo “liberal” e exigir certas atitudes e responsabilidades por parte da equipe. Um grande erro, porém, é não ser exemplar em relação a essas exigências. Não é sábio cobrar pontualidade quando você próprio chega atrasado, por isso, é bom rever suas ações e liderar pelo exemplo. Para ser um bom gestor e influenciar positivamente no ambiente organizacional, é preciso manter o respeito dos seus colaboradores.

3. Tenha cautela ao incentivar a competitividade

Os resultados são prioridade para qualquer empresa e, para alcançá-los, algumas metas devem ser cumpridas. Para isso, muitos gestores aplicam metas aos seus funcionários e instigam a competitividade entre eles, encorajando-os com bônus em dinheiro, vales-presentes etc. No entanto, é preciso ponderar esse tipo de estratégia, para que não haja rivalidade e discórdias entre os colaboradores.


Agora que você sabe do seu importante papel para o bom clima organizacional, que tal investir ainda mais em conhecimento e inscrever-se em um curso de pós-graduação na área da Gestão?
 

A especialização é um passo essencial para os que desejam melhorar seu currículo e alavancar sua carreira profissional. Invista em conhecimento com os cursos da Pós Universidade Brasil e vá mais longe!


Fonte: blog.solides.com.br