5 qualidades essenciais dos profissionais de marketing

Postado em 08/05/2019

Existem habilidades que são imprescindíveis para quem escolheu a área de marketing. Caso você já esteja atuando na área, faça uma autoavaliação para reconhecer as características que podem ser melhoradas; porém, se estiver interessado(a) em trocar de área e fazer parte de um novo contexto, confira as habilidades que você precisará desenvolver para ganhar destaque nessa área da comunicação:

1 - Espírito de equipe

Quem está na área sabe que o trabalho em equipe é de extrema importância para concluir os processos e alcançar os resultados desejados. Por isso, é essencial que o profissional esteja disposto a falar e também a ouvir, além de saber compartilhar informações e conhecimentos, agregando valor a toda a equipe.

2 - Criatividade

Criatividade é o talento para inovar, isto é, para fazer o que todo mundo já faz, de uma forma completamente diferente. As empresas de marketing buscam profissionais inovadores, com uma mente aberta a novas ideias e com disposição para criar soluções logísticas e mercadológicas.

3 - Comunicação efetiva

No mercado, comunicar-se de modo claro é essencial, tanto para os clientes, que não têm tempo a perder, quanto internamente, aos gestores e até aos colaboradores da equipe. Uma comunicação objetiva e aberta pode ser um ótimo cenário para boas ideias, além de evitar falhas nos processos e ruídos indesejados.

4 - Capacidade de negociação

Esta é uma das principais características do profissional que atua ou deseja atuar no campo do marketing, uma vez que a negociação com fornecedores e clientes é algo fundamental no cotidiano de trabalho. Esse profissional avalia os riscos e toma decisões que proporcionam melhores resultados para todos os envolvidos.

5 - Relacionamento interpessoal

Para se relacionar bem é preciso ter inteligência emocional, isto é, não permitir que situações exteriores afetem a produtividade, além de buscar a verdadeira parceria dos colegas de trabalho. Saber aceitar críticas, ouvir e analisar o que não deu certo é um ótimo caminho para o crescimento pessoal.

Não dispor de todas essas aptidões não significa que você não terá grandes oportunidades na área. Sempre há chances de adquirir novos conhecimentos e se aperfeiçoar para alcançar seus objetivos.

Conheça o curso de pós-graduação a distância da Pós Universidade Brasil na área de Marketing e prepare-se para ir mais longe! Invista em conhecimento e faça parte do nosso time de alunos.

Fonte: administradores.com.br